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Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

LANDINI, Sonia Regina  y  TROJAN, Rose M.. TALIS no Brasil, na Áustria e na Eslováquia: limites e viabilidade dos estudos comparados. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.33-49. ISSN 2238-2097.

O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados da pesquisa TALIS 2009(OCDE), tomando os dados relativos à Áustria ,ao Brasil e à Eslováquia. Destacamos para a análise aqueles dados relativos à formação e desenvolvimento de docentes, bem como dados relativos ao tempo de trabalho, tipo de vínculo contratual, suporte material oferecido pelas escolas e número de alunos por escola e por sala de aula. Procuramos, ainda, vincular nossas análises ao contexto capitalista de organização e gestão do Estado-Nação. A partir desses dados, indicamos as principais diferenças e similitudes, buscando refletir sobre as limitações e as contribuições da pesquisa TALIS.

Palabras clave : TALIS; Estudos Comparados; Regulação; Estado-Nação.

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