SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52TALIS no Brasil, na Áustria e na Eslováquia: limites e viabilidade dos estudos comparadosGestão das evasões estudantis nas licenciaturas no contexto do Reuni author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de  and  ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Criatividade na pós-graduação stricto sensu: uma presença possível e necessária. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.53-75. ISSN 2238-2097.

Foram investigadas concepções de criatividade e procedimentos pedagógicos criativos, por meio de entrevistas com 20 estudantes e 20 professores de pós-graduação stricto sensu e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os entrevistados ressaltaram a importância da criatividade e apresentaram concepções relacionadas à inovação, quebra de padrões, vencer limites, solução de problemas e características de indivíduos criativos. Foram indicados vários procedimentos pedagógicos promotores da criatividade, embora também fossem apontadas diversas barreiras à criatividade no contexto universitário. Espera-se ter contribuído para o avanço do conhecimento sobre criatividade e ampliado o nível de conscientização da necessidade de sua presença na universidade.

Keywords : Criatividade; Pós- Graduação; Professores; Estudantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )