SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52TALIS no Brasil, na Áustria e na Eslováquia: limites e viabilidade dos estudos comparadosGestão das evasões estudantis nas licenciaturas no contexto do Reuni índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de  e  ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Criatividade na pós-graduação stricto sensu: uma presença possível e necessária. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.53-75. ISSN 2238-2097.

Foram investigadas concepções de criatividade e procedimentos pedagógicos criativos, por meio de entrevistas com 20 estudantes e 20 professores de pós-graduação stricto sensu e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os entrevistados ressaltaram a importância da criatividade e apresentaram concepções relacionadas à inovação, quebra de padrões, vencer limites, solução de problemas e características de indivíduos criativos. Foram indicados vários procedimentos pedagógicos promotores da criatividade, embora também fossem apontadas diversas barreiras à criatividade no contexto universitário. Espera-se ter contribuído para o avanço do conhecimento sobre criatividade e ampliado o nível de conscientização da necessidade de sua presença na universidade.

Palavras-chave : Criatividade; Pós- Graduação; Professores; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )