SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Criatividade na pós-graduação stricto sensu: uma presença possível e necessáriaEducação ambiental na gestão ambiental pública brasileira: uma análise da SEMA ao ICMBio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

LIMA, Edileusa Esteves  e  MACHADO, Lucília. Gestão das evasões estudantis nas licenciaturas no contexto do Reuni. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.79-102. ISSN 2238-2097.

Este artigo se propõe a discutir aspectos da gestão acadêmica de cursos de licenciatura da UFMG com respeito à evasão discente. Essa discussão será feita com base em pesquisa realizada mediante aplicação de questionários aos coordenadores de cursos. Buscou-se identificar e analisar quais estratégias de combate da evasão discente foram utilizadas. O estudo levou à conclusão de que há um investimento pequeno das coordenações das licenciaturas da UFMG na gestão de estratégias voltadas ao combate da evasão discente a despeito da seriedade do problema. Constatou-se que cursos que se mostraram mais preocupados com o assunto registram queda expressiva na evasão.

Palavras-chave : Gestão Acadêmica; Licenciaturas; Evasão Estudantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )