SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Gestão das evasões estudantis nas licenciaturas no contexto do ReuniFronteiras da identidade docente: marcas de sua redefinição em Mato Grosso (1963-1971) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo  e  SAISSE, Maryane. Educação ambiental na gestão ambiental pública brasileira: uma análise da SEMA ao ICMBio. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.105-129. ISSN 2238-2097.

No presente artigo resgatamos o histórico da educação ambiental na gestão pública do ambiente, no período compreendido entre a criação da Secretaria Especial de Meio Ambiente, em 1973, e a criação do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade, em 2007, objetivando demonstrar aspectos político-ideológicos em disputa no processo de institucionalização do campo em foco. Para isso, utilizou-se a análise de documentos oficiais federais e depoimentos de sujeitos protagonistas desse período. Ao final, concluímos que a construção da educação ambiental na gestão ambiental pública, apesar dos desmontes em suas estruturas estatais, se mostrou efetiva, contribuindo para a luta por justiça ambiental e social no Brasil.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Gestão Ambiental Pública; Histórico Institucional Federal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )