SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Educação ambiental na gestão ambiental pública brasileira: uma análise da SEMA ao ICMBioO magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FERREIRA, Márcia dos Santos. Fronteiras da identidade docente: marcas de sua redefinição em Mato Grosso (1963-1971). R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.133-149. ISSN 2238-2097.

Este artigo discute as transformações na identidade das professoras primárias ocorridas em Mato Grosso, entre 1963 e 1971. A consulta a documentos oficiais, anais de congressos, legislação, jornais, depoimentos de professoras e à bibliografia produzida por autores mato-grossenses do período em estudo delineou as novas fronteiras da identidade docente, interpretadas como integrantes do processo de configuração de um campo profissional. A partir de então, em Mato Grosso, o exercício do magistério no ensino primário passou a ser orientado por saberes específicos e práticas legitimadas, que tomavam a formação qualificada para a docência como parâmetro para revisão de direitos e salários.

Palavras-chave : História da Profissão Docente; Identidade Docente; Ensino Primário; Mato Grosso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )