SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIXO enfoque educativo no rastro da constituição dos museus de ciências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SOUZA, Marilsa Aparecida Alberto Assis; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza  and  ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. A construção da identidade docente entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais em Uberaba (MG). R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.171-187. ISSN 2238-2097.

Este artigo se utiliza das atas das reuniões pedagógicas realizadas entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais, situado em Uberaba-MG, trazendo diversas normas e prescrições impostas ao professorado, que era constituído exclusivamente por mulheres. Estas normas tinham o intuito de manter a boa ordem do estabelecimento escolar e também controlar o comportamento das professoras de acordo com o perfil idealizado para o exercício do magistério. Embora esteja focado em um grupo escolar específico, este trabalho quer somar-se a outros estudos relacionados ao gênero e profissão docente, oferecendo elementos para compreender a construção da identidade deste profissional.

Keywords : Grupo Escolar Minas Gerais; Uberaba; Gênero e Profissão Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )