SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIXO enfoque educativo no rastro da constituição dos museus de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SOUZA, Marilsa Aparecida Alberto Assis; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza  y  ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. A construção da identidade docente entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais em Uberaba (MG). R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.171-187. ISSN 2238-2097.

Este artigo se utiliza das atas das reuniões pedagógicas realizadas entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais, situado em Uberaba-MG, trazendo diversas normas e prescrições impostas ao professorado, que era constituído exclusivamente por mulheres. Estas normas tinham o intuito de manter a boa ordem do estabelecimento escolar e também controlar o comportamento das professoras de acordo com o perfil idealizado para o exercício do magistério. Embora esteja focado em um grupo escolar específico, este trabalho quer somar-se a outros estudos relacionados ao gênero e profissão docente, oferecendo elementos para compreender a construção da identidade deste profissional.

Palabras clave : Grupo Escolar Minas Gerais; Uberaba; Gênero e Profissão Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )