SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52A construção da identidade docente entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais em Uberaba (MG) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FERREIRA, Gustavo Lopes  and  CARVALHO, Daniela Franco. O enfoque educativo no rastro da constituição dos museus de ciências. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.191-211. ISSN 2238-2097.

O trabalho objetivou percorrer a constituição dos museus de ciências pelos séculos XVII ao XXI, sem a pretensão de esgotar o assunto, entendendo que essas instituições produzem discursos sobre a Ciência e a Educação. As mudanças mais evidentes nesses espaços dizem respeito ao acesso do público, à especialização temática, à forma de expor os objetos e à maneira de conceber a relação museu-público. O discurso científico veiculado por essas instituições remonta à superioridade da Ciência perante outros saberes, já o discurso pedagógico nesses espaços reflete uma concepção para além da educação escolarizada, e se associam à formação cultural dos indivíduos.

Keywords : Museus de Ciências; Discurso Científico; Discurso Pedagógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )