SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52A construção da identidade docente entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais em Uberaba (MG) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FERREIRA, Gustavo Lopes  y  CARVALHO, Daniela Franco. O enfoque educativo no rastro da constituição dos museus de ciências. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.191-211. ISSN 2238-2097.

O trabalho objetivou percorrer a constituição dos museus de ciências pelos séculos XVII ao XXI, sem a pretensão de esgotar o assunto, entendendo que essas instituições produzem discursos sobre a Ciência e a Educação. As mudanças mais evidentes nesses espaços dizem respeito ao acesso do público, à especialização temática, à forma de expor os objetos e à maneira de conceber a relação museu-público. O discurso científico veiculado por essas instituições remonta à superioridade da Ciência perante outros saberes, já o discurso pedagógico nesses espaços reflete uma concepção para além da educação escolarizada, e se associam à formação cultural dos indivíduos.

Palabras clave : Museus de Ciências; Discurso Científico; Discurso Pedagógico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )