SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53Descolonialidade e direitos humanos dos povos indígenasEducação e antropologia: interfaces a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

GOMES, Cleomar Ferreira. Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, pp.369-390. ISSN 2238-2097.

O texto tem o fito de interpretar os gêneros literários e sua conjunção com a ludicidade, oferecendo aos leitores, pesquisadores e militantes da educação escolar, uma ferramenta pedagógica. Balizados em teóricos do brinquedo, jogo e brincadeira incluindo Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones e Gomes, encaminha uma sugestão de atividades, amparadas pela sua autonomia literária, quando se supõe aplicadas às crianças da Educação básica. O método sugere experiências, à guisa de workshop, já testado com professores e crianças no seu labor pedagógico. O resultado é um registro de sensações positivas e aprendizagens com atividades lúdicas nesses espaços educacionais.

Palabras clave : Descolonização; Literatura; Ludicidade; Brinquedo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )