SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue53Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicasA dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com Merleau-Ponty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PEREIRA, Levi Marques. Educação e antropologia: interfaces a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, pp.391-401. ISSN 2238-2097.

O presente artigotem como propósito explorar algumas articulações entre Antropologia e Educação a partir de inspirações retiradas do ensaio de Merleau-Ponty intitulado DeMauss a Claude Lévi-Strauss. Pensar as conexões e interfaces entre Educação e Antropologia, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, remete a noções como as de identidade, corpo e pessoa, cultura e natureza. A ideia é propor algumas implicações para pensar os regimes de saberes kaiowá e guarani, o que pode ser útil para melhor entender as consequências e os modos de apropriação dos programas institucionais de escolarização, implantados em suas comunidades.

Keywords : Antropologia da Educação; Merleau-Ponty; Kaiowá e Guarani; Regimes de Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )