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Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PEREIRA, Levi Marques. Educação e antropologia: interfaces a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, pp.391-401. ISSN 2238-2097.

O presente artigotem como propósito explorar algumas articulações entre Antropologia e Educação a partir de inspirações retiradas do ensaio de Merleau-Ponty intitulado DeMauss a Claude Lévi-Strauss. Pensar as conexões e interfaces entre Educação e Antropologia, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, remete a noções como as de identidade, corpo e pessoa, cultura e natureza. A ideia é propor algumas implicações para pensar os regimes de saberes kaiowá e guarani, o que pode ser útil para melhor entender as consequências e os modos de apropriação dos programas institucionais de escolarização, implantados em suas comunidades.

Palabras clave : Antropologia da Educação; Merleau-Ponty; Kaiowá e Guarani; Regimes de Conhecimento.

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