SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue53Educação e antropologia: interfaces a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-PontyCrianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com Merleau-Ponty. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, pp.403-424. ISSN 2238-2097.

Dimensão pedagógica da verticalidade coletiva dos folguedos percebida na dinâmica lúdica procissional.2 Em que defesa e proteção são estruturantes na linguagem da escola de samba, concorrendo ao comportamento coreográfico, de resistência. O cinema negro constitui afirmação da imagem positiva da africanidade. Fenômeno que sugere sintaxe na alegoria carnavalesca de dimensão pedagógica. Demandas percebidas na perspectiva de diálogo com Merleau-Ponty, mostrando a razão do outro em Ponty é austeridade do cinema negro.

Keywords : Dimensão Pedagógica; Africanidade; Alegoria Carnavalesca; Escola de Samba; Cinema Negro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )