SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53Educação e antropologia: interfaces a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-PontyCrianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com Merleau-Ponty. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, pp.403-424. ISSN 2238-2097.

Dimensão pedagógica da verticalidade coletiva dos folguedos percebida na dinâmica lúdica procissional.2 Em que defesa e proteção são estruturantes na linguagem da escola de samba, concorrendo ao comportamento coreográfico, de resistência. O cinema negro constitui afirmação da imagem positiva da africanidade. Fenômeno que sugere sintaxe na alegoria carnavalesca de dimensão pedagógica. Demandas percebidas na perspectiva de diálogo com Merleau-Ponty, mostrando a razão do outro em Ponty é austeridade do cinema negro.

Palavras-chave : Dimensão Pedagógica; Africanidade; Alegoria Carnavalesca; Escola de Samba; Cinema Negro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )