SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53  suppl.02Educação e descolonialidades dos saberes, das práticas e dos poderes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

TRISTAO, Martha. A educação ambiental e o pós- colonialismo. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, suppl.02, pp.473-489. ISSN 2238-2097.

Resumo A pretensão deste ensaio é compreender o impacto da dominação epistemológica e cultural à Educação Ambiental, as influências da teoria pós-colonialista ou pós-colonial na formação de configurações sociais, culturais e ambientais em face à globalização. Em que medida escolas/comunidades inseridas no contexto da globalização criam emergências e resistências favoráveis ao intercâmbio, às trocas e ao compartilhamento com saberes populares de práticas sustentáveis? Constituem-se como problemática das pesquisas em Educação Ambiental cartografar os lugares praticados dos sujeitos/comunidades/escolas, suas experiências e práticas sustentáveis invisibilizadas numa articulação de saberes escolas e comunidades. Esse ativismo transfronteiriço da Educação Ambiental permite compreender como um contexto potencializa o outro.

Palabras clave : Pós- Colonialismo; Culturas; Práticas Sustentáveis; Narrativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )