SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53  suppl.02A educação ambiental e o pós- colonialismoDe América a Abya Yala: Semiótica da descolonização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ZANOTELLI, Jandir João. Educação e descolonialidades dos saberes, das práticas e dos poderes. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, suppl.02, pp.491-500. ISSN 2238-2097.

Resumo Nossa educação expressa, reproduz e fundamenta a colonização que marca nossos saberes, práticas e poderes. A descolonização exige, por outro lado, consciência histórica das suas origens, caminhos, procedimentos e pressupostos. Autointitulada crítica, acentua subserviência e alienação. Nasce do projeto europeu imperial-mercantil-salvacionista, constituindo-nos em arquipélago de latifúndios monocultores, escravagistas e exportadores. Desvendar seu eixo articulador, o de Estado de Cristandade é preciso, confundindo-se propositalmente com a religião cristã. Fundiram-se neste colonialismo, perspectivas (ainda não superadas) do comunitarismo pré-semita e semita com a propriedade fundada na violência das armas e da lógica, reduzindo a ética à moral obediente aos interesses do colonizador. A superação da colonialidade se faz pela re-invenção da comunidade e de sua ética de respeito à outridade do outro.

Palabras clave : Descolonialidade; Consciência Histórica; Estado de Cristandade e Ética Comunitária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )