SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53  suppl.02Educação do campo e desenvolvimento econômico em Alagoas: Problematizando a escassa pesquisa e mapeando a situação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; FONTOURA, Helena Amaral da  e  CANEN, Ana. Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, suppl.02, pp.637-654. ISSN 2238-2097.

Resumo Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo três olhares de instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas de formação docente e de pesquisa desenvolvidas em contextos diversos, com interlocução entre metodologias e dados plurais. Destacam-se, a partir dos resultados de nossas pesquisas, contribuições para os desafios atuais da educação. Especificamente, chama-se a atenção para as formas pelas quais tais experiências incorporaram sensibilidades às diversidades culturais, buscando caminhos viabilizadores à recontextualização das estratégias e práticas formativas docentes, em prol de transformações que incorporem sensibilidades multiculturais em seu desenvolvimento.

Palavras-chave : Formação de Professores; Narrativas;; Práticas de Ensino;; Multiculturalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )