Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; FONTOURA, Helena Amaral da e CANEN, Ana. Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, suppl.02, pp.637-654. ISSN 2238-2097.
Resumo Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo três olhares de instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas de formação docente e de pesquisa desenvolvidas em contextos diversos, com interlocução entre metodologias e dados plurais. Destacam-se, a partir dos resultados de nossas pesquisas, contribuições para os desafios atuais da educação. Especificamente, chama-se a atenção para as formas pelas quais tais experiências incorporaram sensibilidades às diversidades culturais, buscando caminhos viabilizadores à recontextualização das estratégias e práticas formativas docentes, em prol de transformações que incorporem sensibilidades multiculturais em seu desenvolvimento.
Palavras-chave : Formação de Professores; Narrativas;; Práticas de Ensino;; Multiculturalismo.