SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número54O lugar da pesquisa e da produção didática na região Sul do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ISHII, Ione; KRASILCHIK, Myriam  y  LEITE, Renan Cerqueira. Diversidade de alunos: o caso da USP. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.681-700. ISSN 2238-2097.

A expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior.

Palabras clave : Perfil de Estudantes de Graduação; Ensino Superior; Mudanças Curriculares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )