SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue54O lugar da pesquisa e da produção didática na região Sul do BrasilPoder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

RANGNI, Rosemeire de Araújo  and  COSTA, Maria da Piedade Resende da. Aceleração de educandos com potencial superior: onde estão as barreiras?. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.725-738. ISSN 2238-2097.

A aceleração para educandos com potencial superior não é vista como forma de atendimento de maneira satisfatória, condição essa apresentada pelos baixos índices de matrículas na rede escolar brasileira. Este artigo objetiva discutir sobre a aceleração dos educandos com potencial superior; destacando os viéses legal e administrativo, como também, a produção publicada em periódicos e bancos de dados. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e a documental. Os resultados mostram que há garantias legais para a aceleração, mas, os procedimentos administrativos dos sistemas escolares são entraves para que se efetive, bem como, a baixa produção de publicações acadêmicas.

Keywords : Educação Especial; Aceleração; Educandos com Potencial Superior; Sistema Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )