SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número54O lugar da pesquisa e da produção didática na região Sul do BrasilPoder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

RANGNI, Rosemeire de Araújo  e  COSTA, Maria da Piedade Resende da. Aceleração de educandos com potencial superior: onde estão as barreiras?. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.725-738. ISSN 2238-2097.

A aceleração para educandos com potencial superior não é vista como forma de atendimento de maneira satisfatória, condição essa apresentada pelos baixos índices de matrículas na rede escolar brasileira. Este artigo objetiva discutir sobre a aceleração dos educandos com potencial superior; destacando os viéses legal e administrativo, como também, a produção publicada em periódicos e bancos de dados. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e a documental. Os resultados mostram que há garantias legais para a aceleração, mas, os procedimentos administrativos dos sistemas escolares são entraves para que se efetive, bem como, a baixa produção de publicações acadêmicas.

Palavras-chave : Educação Especial; Aceleração; Educandos com Potencial Superior; Sistema Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )