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Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PEREIRA, Antonio Igo Barreto  y  BLUM, Vera Lúcia. Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.739-757. ISSN 2238-2097.

Esta exposição tem por objetivo apresentar algumas análises sobre as articulações dos saberes e práticas docentes no enfrentamento da indisciplina escolar. Foram examinados relatos de professores de uma escola pública da cidade de Cruzeiro do Sul-AC tendo como referência Foucault, Maffesoli e Freud, que tratam os comportamentos transgressores como produtos da dinâmica social e fontes de resistência ao totalitarismo. Os resultados foram: verificação de que não há como eliminar a indisciplina, pois ela é fruto das relações de poder próprias da escola; a postura moderada e democrática do professor pode amenizar os mal-estares e tensões da sala de aula.

Palabras clave : Saberes e Práticas Docentes; Indisciplina Escolar; Resistência; Relações de Poder.

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