SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número54Aceleração de educandos com potencial superior: onde estão as barreiras?As relações entre a construção da abstração reflexionante e o conhecimento social: um estudo psicogenético índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

PEREIRA, Antonio Igo Barreto  e  BLUM, Vera Lúcia. Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.739-757. ISSN 2238-2097.

Esta exposição tem por objetivo apresentar algumas análises sobre as articulações dos saberes e práticas docentes no enfrentamento da indisciplina escolar. Foram examinados relatos de professores de uma escola pública da cidade de Cruzeiro do Sul-AC tendo como referência Foucault, Maffesoli e Freud, que tratam os comportamentos transgressores como produtos da dinâmica social e fontes de resistência ao totalitarismo. Os resultados foram: verificação de que não há como eliminar a indisciplina, pois ela é fruto das relações de poder próprias da escola; a postura moderada e democrática do professor pode amenizar os mal-estares e tensões da sala de aula.

Palavras-chave : Saberes e Práticas Docentes; Indisciplina Escolar; Resistência; Relações de Poder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )