SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número54Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunosFinanciamento, oferta, gestão educacional e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MANO, Amanda de Mattos Pereira  y  SARAVALI, Eliane Giachetto. As relações entre a construção da abstração reflexionante e o conhecimento social: um estudo psicogenético. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.759-779. ISSN 2238-2097.

O objetivo desse artigo foi investigar a construção da abstração reflexionante e relacioná-la à construção do conhecimento social. Para tanto, foram aplicados, a 60 estudantes, entre dez e 16 anos, dois instrumentos metodológicos: a) prova da construção das superfícies e perímetros dos retângulos, b) entrevista clínica sobre a origem da Terra e da vida. Os principais resultados apontam que os participantes se apresentaram em níveis mais elementares na construção da abstração reflexionante e na construção do conhecimento social, apesar da idade e escolarização avançadas. A análise estatística evidenciou uma relação altamente significativa entre a construção da abstração e do conhecimento social.

Palabras clave : Abstração Reflexionante; Conhecimento Social; Teoria Piagetiana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )