SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número54As relações entre a construção da abstração reflexionante e o conhecimento social: um estudo psicogenéticoSujeitos indígenas Bakairi: como se apresentam e como são vistos nos ambientes escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CONCEICAO, Sergio Henrique  e  FIALHO, Nadia Hage. Financiamento, oferta, gestão educacional e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.783-806. ISSN 2238-2097.

O trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.

Palavras-chave : Controle Social; CACS; Fundeb; Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )