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Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

LOPES, Edinéia Tavares. Sujeitos indígenas Bakairi: como se apresentam e como são vistos nos ambientes escolares. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.807-829. ISSN 2238-2097.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os Bakairi são vistos e como se apresentam nos eventos escolares no município de Paranatinga-MT. Os Bakairi, nas poucas possibilidades de serem vistos, nas escolas ou eventos cívicos, reforçam sua identidade índio-brasileiro por meio das características que acreditam, os Bakairi e os Karaiwa, como modo de ser do índio original. Há grande distância entre os alunos indígenas e os alunos não indígenas das escolas do município onde residem os Bakairi. Conclui-se que os Bakairi se veem/apresentam e são vistos, enquanto índios, enquanto civilizados e enquanto índio-civilizado.

Palabras clave : Imagem do Índio; Lei nº 11.645/2008; Bakairi.

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