SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue54Sujeitos indígenas Bakairi: como se apresentam e como são vistos nos ambientes escolaresRelações entre educação ambiental e educação física: um estudo na rede municipal de ensino de Curitiba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

WERNECK-REGINA, Adriana  and  SATO, Michèle. A importância do mito na aprendizagem: outra possibilidade de ensinar. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.833-851. ISSN 2238-2097.

Este artigo interpreta narrativas míticas do povo Panará elucidando a sua dimensão pedagógica na formação de ideias, valores e sentimentos ligados à natureza. Apreende-se a percepção de que os humanos e não-humanos partilham a condição de sujeito, diferente do antropocentrismo impresso na cosmologia das sociedades industriais. Sob a fenomenologia de Merleau-Ponty e o interpretativismo de Clifford Geertz é revelado como o mito ensina significados que são incorporados na relação com o mundo, configurando uma diferente epistemologia. Panará é um povo indígena do tronco linguístico Jê, habitante da Terra Indígena Panará, em Guarantã do Norte (MT) e Altamira (PA).

Keywords : Panará; Mito; Aprendizagem; Natureza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )