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Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

WERNECK-REGINA, Adriana  y  SATO, Michèle. A importância do mito na aprendizagem: outra possibilidade de ensinar. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.833-851. ISSN 2238-2097.

Este artigo interpreta narrativas míticas do povo Panará elucidando a sua dimensão pedagógica na formação de ideias, valores e sentimentos ligados à natureza. Apreende-se a percepção de que os humanos e não-humanos partilham a condição de sujeito, diferente do antropocentrismo impresso na cosmologia das sociedades industriais. Sob a fenomenologia de Merleau-Ponty e o interpretativismo de Clifford Geertz é revelado como o mito ensina significados que são incorporados na relação com o mundo, configurando uma diferente epistemologia. Panará é um povo indígena do tronco linguístico Jê, habitante da Terra Indígena Panará, em Guarantã do Norte (MT) e Altamira (PA).

Palabras clave : Panará; Mito; Aprendizagem; Natureza.

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