SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número54Sujeitos indígenas Bakairi: como se apresentam e como são vistos nos ambientes escolaresRelações entre educação ambiental e educação física: um estudo na rede municipal de ensino de Curitiba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

WERNECK-REGINA, Adriana  e  SATO, Michèle. A importância do mito na aprendizagem: outra possibilidade de ensinar. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.833-851. ISSN 2238-2097.

Este artigo interpreta narrativas míticas do povo Panará elucidando a sua dimensão pedagógica na formação de ideias, valores e sentimentos ligados à natureza. Apreende-se a percepção de que os humanos e não-humanos partilham a condição de sujeito, diferente do antropocentrismo impresso na cosmologia das sociedades industriais. Sob a fenomenologia de Merleau-Ponty e o interpretativismo de Clifford Geertz é revelado como o mito ensina significados que são incorporados na relação com o mundo, configurando uma diferente epistemologia. Panará é um povo indígena do tronco linguístico Jê, habitante da Terra Indígena Panará, em Guarantã do Norte (MT) e Altamira (PA).

Palavras-chave : Panará; Mito; Aprendizagem; Natureza.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )