SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número54Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954)Do direito à educação em Pernambuco à luz das constituições brasileiras e dos censos demográficos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SOUZA, Sauloéber Társio de  e  PACHECO, Simone Beatriz Neves. Colégio São José: a educação confessional da Congregação Estigmatina no Pontal Mineiro (1940-1971). R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.54, pp.897-918. ISSN 2238-2097.

Tratamos aqui da história do Colégio São José, instituição de ensino confessional direcionada à formação de meninos, filhos de famílias privilegiadas da região do Pontal de Minas Gerais, no período entre 1940 e 1971. A criação desse colégio se deu em contexto de multiplicação das missões religiosas pelo mundo, e de presença da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo no país. Além do estudo bibliográfico, consultamos jornais, atas, fontes iconográficas e orais, o que possibilitou compreender aspectos da política educacional da época, da cultura escolar e da proposta pedagógica que subsidiaram a educação promovida por essa escola.

Palavras-chave : Colégio São José de Ituiutaba-MG; Congregação Estigmatina; Ensino Confessional; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )