SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55Investigação sobre a escola e seu entorno: estudo bibliográfico de produções nacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

BECALLI, Fernanda Zanetti  y  SCHWARTZ, Cleonara Maria. O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.13-32. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr002.

O presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.

Palabras clave : Alfabetização; Leitura; Ensino da Leitura..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )