SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicosBiografia educativa na educação a distância: estratégia formativa e de construção identitária no curso de pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ALMEIDA, Luana Costa  e  BETINI, Geraldo Antonio. Investigação sobre a escola e seu entorno: estudo bibliográfico de produções nacionais. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.33-56. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr003.

O artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre a relação entre a escola e seu entorno social. Foram analisados 170 trabalhos publicados na CAPES e SCIELO entre as décadas 1990 e 2010. Além da frequência de trabalhos por ano de produção, região geográfica e metodologia utilizada, organizou-se temáticas a partir da análise dos temas e objetivos dos trabalhos selecionados, discutindo-se os principais resultados apresentados. Evidenciou-se a preocupação com a problemática, em especial a relação entre escola-família, e a atualidade do debate, bem como a preocupação de educadores e comunidade com a questão na busca da melhoria da escola.

Palavras-chave : Escola; Entorno Social; Família; Comunidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )