SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55Investigação sobre a escola e seu entorno: estudo bibliográfico de produções nacionaisHistórias de vida de professores, formação e representações sociais: uma proposta de articulação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SANTOS, Elzanir dos  y  BRAGA, Ercília. Biografia educativa na educação a distância: estratégia formativa e de construção identitária no curso de pedagogia. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.57-77. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr004.

O presente artigo resultou de uma pesquisa colaborativa, realizada no Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Federal do Ceará, nas disciplinas Seminário Integrador I e II. Objetivou avaliar o potencial heurístico da escrita de si para a reflexão sobre a identidade profissional docente. Muitos assumiram que tomavam a escolha docente como algo natural ou desproblematizado. A biografização permitiu a tomada de consciência da processualidade da formação identitária. Alguns aspectos foram ressaltados: surpresa, resistência e encantamento diante da abordagem biográfica; reconhecimento da dimensão formadora da narrativa de si e da dificuldade em selecionar as vivências mais significativas, identificando as experiências formadoras.

Palabras clave : Biografia Educativa; Identidade Docente; Formação; Educação a Distância..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )