SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55Biografia educativa na educação a distância: estratégia formativa e de construção identitária no curso de pedagogiaPsicologia da Educação e letramento docente nas licenciaturas: contribuições da Teoria da Atividade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Histórias de vida de professores, formação e representações sociais: uma proposta de articulação. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.81-101. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr005.

Estudos sobre histórias de vida de professores vêm assumindo crescente importância na área de educação, passando a constituir um tema articulador de propostas relativas à formação docente. Entretanto, apesar da vitalidade desse campo, o reconhecimento, pela comunidade acadêmica, de sua capacidade de produzir conhecimentos relevantes é, ainda, uma preocupação. Buscando contribuir para essa discussão, propomos que representações sociais relacionadas à formação e ao trabalho docente sejam usadas para complementar a análise de histórias de vida. Para fundamentar a articulação proposta, comparamos concepções básicas de autores representativos desses dois campos de estudos, procurando demonstrar que não há incompatibilidade entre eles.

Palabras clave : Histórias de Vida; Narrativas Autobiográficas; Subjetividade; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )