Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Histórias de vida de professores, formação e representações sociais: uma proposta de articulação. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.81-101. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr005.
Estudos sobre histórias de vida de professores vêm assumindo crescente importância na área de educação, passando a constituir um tema articulador de propostas relativas à formação docente. Entretanto, apesar da vitalidade desse campo, o reconhecimento, pela comunidade acadêmica, de sua capacidade de produzir conhecimentos relevantes é, ainda, uma preocupação. Buscando contribuir para essa discussão, propomos que representações sociais relacionadas à formação e ao trabalho docente sejam usadas para complementar a análise de histórias de vida. Para fundamentar a articulação proposta, comparamos concepções básicas de autores representativos desses dois campos de estudos, procurando demonstrar que não há incompatibilidade entre eles.
Palavras-chave : Histórias de Vida; Narrativas Autobiográficas; Subjetividade; Representações Sociais.