SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue55Life histories of teachers, formation and social representations: a proposal of articulationThe inspection of education accounts by the Audit Offices of the Brazilian State of Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FERRACIOLI, Marcelo Ubiali; LAROCCA, Priscila  and  FERREIRA, Leandro Guimarães. Psicologia da Educação e letramento docente nas licenciaturas: contribuições da Teoria da Atividade. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.103-122. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr006.

Fundamentar uma concepção de formação de professores como letramento docente a partir das contribuições da Teoria da Atividade é o objetivo a que se propõe este artigo. Com esta ótica buscamos repensar o papel da Psicologia da Educação como componente formativo das licenciaturas, analisando a prevalência de seu isolamento e fragmentação, apesar das recentes reformulações curriculares empreendidas nesses cursos. Discutimos o conceito de letramento docente como processo formativo dos professores e buscamos compreender as necessidades dessa formação sob a luz da Teoria da Atividade. Finalizamos considerando os desafios que a Psicologia da Educação tem a enfrentar neste contexto de entendimento.

Keywords : Psicologia da Educação; Letramento Docente; Teoria da Atividade; Licenciatura..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )