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Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FERRACIOLI, Marcelo Ubiali; LAROCCA, Priscila  y  FERREIRA, Leandro Guimarães. Psicologia da Educação e letramento docente nas licenciaturas: contribuições da Teoria da Atividade. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.103-122. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr006.

Fundamentar uma concepção de formação de professores como letramento docente a partir das contribuições da Teoria da Atividade é o objetivo a que se propõe este artigo. Com esta ótica buscamos repensar o papel da Psicologia da Educação como componente formativo das licenciaturas, analisando a prevalência de seu isolamento e fragmentação, apesar das recentes reformulações curriculares empreendidas nesses cursos. Discutimos o conceito de letramento docente como processo formativo dos professores e buscamos compreender as necessidades dessa formação sob a luz da Teoria da Atividade. Finalizamos considerando os desafios que a Psicologia da Educação tem a enfrentar neste contexto de entendimento.

Palabras clave : Psicologia da Educação; Letramento Docente; Teoria da Atividade; Licenciatura..

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