SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55Histórias de vida de professores, formação e representações sociais: uma proposta de articulaçãoA fiscalização das contas da educação pelos Tribunais de Contas do Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FERRACIOLI, Marcelo Ubiali; LAROCCA, Priscila  e  FERREIRA, Leandro Guimarães. Psicologia da Educação e letramento docente nas licenciaturas: contribuições da Teoria da Atividade. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.103-122. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr006.

Fundamentar uma concepção de formação de professores como letramento docente a partir das contribuições da Teoria da Atividade é o objetivo a que se propõe este artigo. Com esta ótica buscamos repensar o papel da Psicologia da Educação como componente formativo das licenciaturas, analisando a prevalência de seu isolamento e fragmentação, apesar das recentes reformulações curriculares empreendidas nesses cursos. Discutimos o conceito de letramento docente como processo formativo dos professores e buscamos compreender as necessidades dessa formação sob a luz da Teoria da Atividade. Finalizamos considerando os desafios que a Psicologia da Educação tem a enfrentar neste contexto de entendimento.

Palavras-chave : Psicologia da Educação; Letramento Docente; Teoria da Atividade; Licenciatura..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )