SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55O ECA e a concretização do direito à educação básicaA criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o "barulho por baixo da história" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SILVA, Regina  e  JABER-SILVA, Michelle. O mapa social e a educação ambiental, diálogos de um mapeamento participativo no Pantanal, Mato Grosso, Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.201-221. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr010.

Este artigo apresenta os caminhos percorridos para construção de uma metodologia de mapeamento participativo elaborada pelo Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA)3 da UFMT. O Mapa Social busca registrar identidades, territórios e conflitos socioambientais vivenciados pelos grupos sociais por meio das autodenominações e autonarrativas. Torna-se um percurso dialógico importante para a educação ambiental, por evidenciar a relação intrínseca entre cultura-natureza, corroborando com entendimento que a perda de um implica no desaparecimento do outro. Entrelaçados ao percurso metodológico os resultados apresentam o mapeamento realizado no Pantanal Mato-grossense, especificamente, um exemplo de mapa social construído em/por uma comunidade Pantaneira.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Mapa Social; Pantanal/Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )