SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55O mapa social e a educação ambiental, diálogos de um mapeamento participativo no Pantanal, Mato Grosso, BrasilFormar-nos professores de Matemática: opção pela profissão ou o que nos restou? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos  y  SOUZA, Gizele de. A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o "barulho por baixo da história". R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.225-245. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr011.

O artigo tem por objetivo compreender o que a criação/supressão de cadeiras revela sobre o lugar ocupado pela escola na vida da criança e da cidade e as relações estabelecidas entre elas, no Paraná Oitocentista. Através do conceito de acontecimento, são interrogados os múltiplos sentidos do fenômeno, mediados por documentação referente à instrução pública. Após o percurso histórico percorrido, tendo por campo de análise a cidade da Lapa, conclui-se que este acontecimento indica que, já naquele período, a escola estava consolidada, naquela localidade, como o espaço adequado para a formação da criança na cidade.

Palabras clave : Escola; Criança; Cidade; Século XIX..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )