SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o "barulho por baixo da história" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

KRAHE, Elizabeth D.  e  BITENCOURT, Loriége Pessoa. Formar-nos professores de Matemática: opção pela profissão ou o que nos restou?. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.249-269. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr012.

O artigo discute resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar os motivos que levaram 39 estudantes a optarem por cursar uma Licenciatura em Matemática na UNEMAT/Cáceres no Estado de Mato Grosso. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com base em excertos de narrativas escritas. Os dados foram sistematizados em categorias: a) Desejo de Ser Professor e b) O curso que me restou. A partir das proposições apresentadas, em diálogo com os autores que nos deram sustentação teórica, concluímos que a maioria dos estudantes não optou pela profissão de professor e sim pelo desejo ou necessidade de ter um diploma de Ensino Superior.

Palavras-chave : Formação Inicial Docente; Licenciatura em Matemática; Escolha Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )