SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número56Lectura transductiva y educación entre Bildung, Instrucción y Gestaltung. Una reflexión latinoamericana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

CORAZZA, Sandra Mara; RODRIGUES, Carla Gonçalves; HEUSER, Ester Maria Dreher  y  MONTEIRO, Silas Borges. Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.317-331. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago002.

Este artigo desenvolve problemáticas didáticas e curriculares que movimentam o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Empenha-se na qualificação dos currículos dos cursos de licenciaturas, escolas públicas e centros federais, por meio de experimentações com a pesquisa educacional e formação docente. Apresentando-se como transdisciplinar, translinguístico e transcultural, pensa a sua didática e o seu currículo, desde os processos de criação tradutória dos elementos de partida, produzidos pela Arte, Ciência e Filosofia. Conclui que as traduções se tornam mais relevantes do que os originais, ao repercutir os seus impactos criadores e revitalizar os atuais sistemas educacionais e culturais.

Palabras clave : Currículo; Didática; Tradução; Escrileituras..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )