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Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

AQUINO, Julio Groppa. A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.351-364. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago004.

Amparado em algumas formulações foucaultianas, o presente artigo visa oferecer uma plataforma analítica para a crítica educacional na atualidade, sobretudo no que se refere às ambiguidades do projeto escolar democrático. Partindo do pressuposto de que um forte acento metafísico investe as práticas escolares, o texto propõe um embate analítico com duas forças prevalentes a governar o presente educacional: uma tecnocrática, outra doutrinária; ambas obstinadas com a edificação de um futuro redentor. Em seguida, debruça-se sobre a defesa do desentendimento como princípio de ação pedagógica, este tomado como índice não apenas de um éthos, mas de um pathos educativo.

Palavras-chave : Crítica Educacional; Metafísica; Desentendimento; Michel Foucault..

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