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Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

NOZAKI, Izumi. Escolarização de crianças brasileiras migrantes no Japão: política de inserção escolar e currículo. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.379-403. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago006.

Este artigo resulta de uma pesquisa que investiga a educação escolar das crianças brasileiras dentro do movimento migratório ao Japão. A obrigatoriedade escolar não é direito constitucional às crianças estrangeiras, todavia governos municipais têm garantido o acesso às escolas públicas japonesas, o que tem elevado o número de matrículas e de evasão. Assim, o estudo buscou compreender tal contradição, pautando-se em Sacristán, Candau, Sayad e outros, e, por meio da escuta de 18 sujeitos, constatou a existência de um conflito entre o sentido da obrigatoriedade escolar e o propósito da educação escolar para a vida das crianças brasileiras no Japão.

Palavras-chave : Migração; Evasão Escolar; Políticas Públicas..

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