SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número56Escolarização de crianças brasileiras migrantes no Japão: política de inserção escolar e currículoAtuação, concepções e saberes de profissionais da Educação Infantil: um olhar sobre um processo de formação inicial em serviço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

TIRIBA, Lia  e  FISCHER, Maria Clara Bueno. Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.405-428. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago007.

Para refletir sobre economia, cultura e produção de saberes, o texto se fundamenta em pesquisas sobre espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente, em particular, os das culturas milenares dos povos e comunidades tradicionais. Fontes documentais evidenciam resistência desses grupos à chamada sociedade envolvente, que busca submeter a natureza ao seu controle. Seus modos de vida revelam que, no contexto da acumulação flexível, mediações primárias se sobrepõem às de segunda ordem do capital. Reafirmando o trabalho como princípio educativo, indica que saberes são tecidos nas práticas econômico-culturais, as quais devem se constituir como objeto de novas investigações no Campo Trabalho e Educação.

Palavras-chave : Trabalho e Educação; Comunidades e Povos Tradicionais; Economia e Cultura; Produção de Saberes..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )