SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56Spaces-times of peoples and traditional communities: research´s notes on economy, culture and knowledge productionHow "produce flashes" in research in education? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SAMBRANO, Taciana Mirna; TRINDADE, Dioneia da Silva  and  TANUS, Vera Lúcia Fernandes Aragão. Atuação, concepções e saberes de profissionais da Educação Infantil: um olhar sobre um processo de formação inicial em serviço. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.429-442. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago008.

Este texto resulta de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Proinfantil, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio deste recorte, identificar continuidades/descontinuidades nas práticas pedagógicas das profissionais a partir da participação no Programa. Os fundamentos teóricos das análises se pautam na legislação específica e literatura pertinente à formação de professores da Educação Infantil. A amostra abarcou 37 cursistas, contatados mediante questionário, observação das práticas pedagógicas e entrevistas. Os resultados indicam que o processo de formação vivenciado atingiu o objetivo de problematização da prática das profissionais, possibilitando-lhes interlocução com a teoria e ressignificação dos papéis dos sujeitos envolvidos.

Keywords : Educação Infantil; Formação Profissional; Programa Proinfantil..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )