SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número56Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberesComo "produzir clarões" nas pesquisas em educação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SAMBRANO, Taciana Mirna; TRINDADE, Dioneia da Silva  e  TANUS, Vera Lúcia Fernandes Aragão. Atuação, concepções e saberes de profissionais da Educação Infantil: um olhar sobre um processo de formação inicial em serviço. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.429-442. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago008.

Este texto resulta de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Proinfantil, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio deste recorte, identificar continuidades/descontinuidades nas práticas pedagógicas das profissionais a partir da participação no Programa. Os fundamentos teóricos das análises se pautam na legislação específica e literatura pertinente à formação de professores da Educação Infantil. A amostra abarcou 37 cursistas, contatados mediante questionário, observação das práticas pedagógicas e entrevistas. Os resultados indicam que o processo de formação vivenciado atingiu o objetivo de problematização da prática das profissionais, possibilitando-lhes interlocução com a teoria e ressignificação dos papéis dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave : Educação Infantil; Formação Profissional; Programa Proinfantil..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )