SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56Agency, conceptions and knowledge of Children Education professionals: a glance at an in-service initial formationA base to Base: when the curriculum needs to be all author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Como "produzir clarões" nas pesquisas em educação?. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.443-454. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago009.

Este artigo aborda os processos de escrita e leitura e os modos de fazer pesquisa em educação. A partir de um enunciado de Deleuze, do livro Conversações (1992) elaborou-se a problemática - como produzir clarões nas pesquisas em educação? Utilizaramse igualmente os conceitos de dobra (DELEUZE, 1991) e dissenso (RANCIÈRE, 1996) para pensar as pesquisas de mestrado e doutorado orientadas a partir desta perspectiva da desconformidade. A pesquisa qualitativa de perspectiva cartográfica foi realizada durante os anos de 2012 a 2014. Os resultados foram as produções de pesquisas desmontáveis, conectáveis e destituídas do fundamento de base.

Keywords : Pesquisa; Educação; Leitura; Escrita..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )