SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número56Atuação, concepções e saberes de profissionais da Educação Infantil: um olhar sobre um processo de formação inicial em serviçoUma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Como "produzir clarões" nas pesquisas em educação?. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.443-454. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago009.

Este artigo aborda os processos de escrita e leitura e os modos de fazer pesquisa em educação. A partir de um enunciado de Deleuze, do livro Conversações (1992) elaborou-se a problemática - como produzir clarões nas pesquisas em educação? Utilizaramse igualmente os conceitos de dobra (DELEUZE, 1991) e dissenso (RANCIÈRE, 1996) para pensar as pesquisas de mestrado e doutorado orientadas a partir desta perspectiva da desconformidade. A pesquisa qualitativa de perspectiva cartográfica foi realizada durante os anos de 2012 a 2014. Os resultados foram as produções de pesquisas desmontáveis, conectáveis e destituídas do fundamento de base.

Palabras clave : Pesquisa; Educação; Leitura; Escrita..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )