SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56How "produce flashes" in research in education?The books and the life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PEREIRA, Talita Vidal; COSTA, Hugo Heleno Camilo  and  CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da. Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.455-469. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago010.

Pautado na teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe, este artigo orienta uma discussão cujo objetivo é reativar sentidos de educação e de currículo excluídos nas articulações em defesa de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC), lida como necessária à qualidade do ensino. Especificamente, focaliza o texto Currículo da Educação Básica no Brasil: concepções e políticas, de Guiomar N. de Mello, interpretando-o como parte de um processo de constituição hegemônica. Um discurso contingente e provisório, atravessado por ambivalências, que, como todo momento da política, projeta à universalidade uma leitura particular sobre o currículo.

Keywords : Políticas de Currículo; Teoria do Discurso; Base Nacional Curricular Comum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )